Susana Machado
Autora
Escrita focada na educação para a sustentabilidade e economia social e solidária
Porquê escrever?
Há coisas impossíveis de controlar...da mesma forma que os rios correm invariavelmente para o mar, as ideias fluem em mim e as histórias pedem para ganhar vida.
Uma forma de mudar o mundo ou de me mudar a mim mesma?! Pouca diferença faz, desde que a mudança aconteça.
Escrevo com o propósito de educar para a sustentabilidade e solidariedade. Todas as minhas histórias procuram transmitir uma mensagem forte, construtiva, pedagógica, que nos leve a questionar coisas importantes na vida e nos ajude a construir-nos como seres progressivamente melhores, porque acredito verdadeiramente que a leitura tem esse poder.
Sobre
Susana Machado
Esta é a minha
História
Uma história igual a tantas outras, diferente por ser a minha.
Cresci rodeada de natureza e animais e com o melhor e mais completo dos brinquedos: a minha imaginação.
Estudei, formei-me em Geografia, ramo educacional. Durante quase uma década fui professora, mas faltava-me algo... Procurei outro caminho. Especializei-me em Desenvolvimento Sustentável, fiz mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território, mas continuava a sentir-me um peixe fora de água.
Descobri então o voluntariado, o mundo da economia social e, ao mesmo tempo, voltei a redescobrir a escrita. Aquela que na minha adolescência tinha servido de escape às minhas frustrações, inquietações e paixões sob a forma de poesia. Mas encontrei uma escrita foi diferente. Não me lembro como, nem porquê, mas um dia comecei a escrever uma história infantil e isso aconteceu em mim com uma naturalidade que nunca poderia ter imaginado.
Tinha encontrado todas as peças do meu puzzle, só me faltava conseguir encaixá-las.
Depois de vários anos a trabalhar numa associação de apoio social e humanitário, vivia com a certeza de que há coisas na vida que só fazem sentido quando são feitas por uma boa causa.
Percebi que as minhas histórias de encantar só teriam um verdadeiro sentido se servissem um propósito maior. E assim, as minhas histórias ganharam uma missão que, hoje, assumo como minha: mudar o mundo e transformá-lo num lugar melhor.
Serviços

Fórmula S
Fórmula S= Escrita+Sustentabilidade+Solidariedade+Educação
= Um Mundo melhor
Esta é a minha fórmula para mudar o mundo...
E
Escrever um mundo melhor
Livros infantis como ferramenta de educação para o desenvolvimento sustentável e cidadania ativa
Conheça os livros aqui.
S
Sustentabilidade no papel
Artigos sobre sustentabilidade em diversas publicações;
Leia aqui.
S
Solidariedade em pontos e vírgulas
Há histórias que merecem ser contadas, há causas que merecem ser difundidas.
Faz parte de um projeto, instituição ou empresa empenhados em mudar o Mundo? Então eu posso ajudar!
Conheça algumas das causas que já foram "contadas" por mim aqui.
E
Educar para um mundo melhor
Workshops, recuros e ferramentas de educação para a sustentabilidade.
Conheça aqui o Projeto Arca de Noa!
Livros

Valentim nasceu num dia escuro, frio, de neve, com uma condição especial. Em vez de ser feito de tecido muscular, o seu coração era feito de chocolate. Negro, doce e inigualável chocolate. E, por isso, teve de crescer dentro de uma redoma própria, desenhada especificamente para esse efeito. Tudo que Valentim queria era ser um menino normal…

Inspirado num dos setores mais produtivos e sustentáveis do nosso país, este é um livro que retrata as aventuras de uma bolota que não entendia a importância do seu papel, nem da floresta onde vivia e que aspirava um destino diferente das suas companheiras: desejava ir até ao céu, às estrelas e à lua.

Na Terra das Fadas nunca se dorme. Mas um apagão misterioso faz todas as fadas dormir. O que se terá passado? Conseguirá a Mãe Terra desvendar este mistério e salvar toda a humanidade?

Valentim nasceu num dia escuro, frio, de neve, com uma condição especial. Em vez de ser feito de tecido muscular, o seu coração era feito de chocolate. Negro, doce e inigualável chocolate. E, por isso, teve de crescer dentro de uma redoma própria, desenhada especificamente para esse efeito. Tudo que Valentim queria era ser um menino normal…